Blog

Familia Monsanto

Girando pelo Mundo: aventuras em família na França

|   Blog

Esse é o diário de viagens da família Monsanto: Daniel, Dany, Samuel e Romeo. Somos brasileiros e vivemos em Paris desde 2012.

O Girando pelo Mundo é um espaço para registrar as nossas aventuras em família. Seja bem vindo!

Primeira vez em Paris

Quando planejamos nossa primeira viagem de férias – internacional – a Paris, nunca poderíamos imaginar o que nos esperava, tampouco como a vida levaria essa cidade, que poderia ter sido apenas mais uma dos muitos lugares que conhecemos, a se tornar nosso lar. Já dizia o Provérbio Português: recordar é viver. Em 2010 morávamos em Braga, Portugal, e tínhamos uma Tabacaria na cidade. Era ano … Continuar lendo

Mudança de Paris e bebê a bordo

2013: começava um novo ano para nós e ele viria cheio de surpresas boas, uma delas mudaria ainda mais as nossas vidas e deixaria nossa família completa. Já trabalhando com turismo em Paris, o ano começou acelerado e em meados de 2013 soubemos que a Dany estava grávida novamente. Ao mesmo tempo em que temos essa felicidade de saber que viria mais uma criança, sabíamos que precisávamos … Continuar lendo

Nascimento do Romeo

Romeo chegou! Ele nasceu em Paris, no dia 25 de abril de 2014 de parto normal com 3.265 quilos. Hoje quero falar sobre o nascimento do Romeo, apesar de nesse post aqui, a Dany ter comentado sobre as diferenças do pré-natal e parto no Brasil e na França, o post de hoje é especialmente para falar como foi a chegada do nosso caçula. Juntamente com … Continuar lendo

Começando a trabalhar com turismo em Paris

Como contei no último post, nós estávamos morando em um estúdio maiorzinho e o espaço começava a ficar com a nossa cara, a Dany dando os toques dela e eu continuava trabalhando no hotel. Pedi os dez dias de folga para poder ir ao Rio de Janeiro e voltamos para Paris antes do Natal, esse seria o nosso primeiro Natal com Samuel – ele estava … Continuar lendo

De passagem pelo Brasil e a vida em Paris

Novembro de 2012, passados 6 meses que havíamos chegado a Paris, planejamos viajar para o Brasil, aproveitando as nossas passagens “de volta”. A vida em Paris estava se estabilizando, mas a nossa vida só começou a andar mesmo, quando consegui tirar um documento chamado: Carte Vitale. Aproveitei o período de três meses em que trabalhei no receptivo para dar entrada no documento. Sobre o Carte … Continuar lendo

Curso de francês grátis em Paris

Nossa vida finalmente começou a entrar nos eixos e por fim consegui me inscrever em um curso de francês, para aprender efetivamente o idioma. Como residentes da Cidade Luz, começamos a descobrir que Paris oferece uma infinidade de benefícios para seus moradores. A prefeitura de Paris oferece vários cursos de idiomas – e outras atividades físicas, esportivas e de lazer – em associações espalhadas pela … Continuar lendo

Mudando do Rio de Janeiro para Paris

São muitos os desafios que você enfrentará ao mudar de país, esteja certo disso desde o princípio, mas quando você  muda para um país que não fala sua língua, o desafio é ainda maior. Nós nunca tínhamos ouvido falar francês na vida, não sabíamos nem falar “bonjour”, então já decididos a mudar para Paris fomos fazer um curso de francês em Botafogo, para aprender ao … Continuar lendo

Vida nova em Paris

Para relembrar, no post anterior contei que havíamos acabado de nos mudar do apartamento da portuguesa para um estúdio: um espaço só nosso. Depois de meses morando em um quarto com um bebê, essa foi uma das nossas primeiras pequenas conquistas, juntamente com meu primeiro emprego – consegui trabalho no escritório de  um receptivo – que possibilitou essa mudança, pois como comentei nesse post aqui, … Continuar lendo

Fim de semana em Lille, norte da França

A essa altura vocês devem ter percebido que nós amamos viajar e conhecer lugares novos, então pegando embalo no post passado – avisei aqui que as viagens continuariam – depois de termos ido para Bruxelas e Bruges, gostamos tanto da ideia de viajar de ônibus que resolvemos pesquisar outros destinos. Inclusive essa é uma dica para quem gosta de viajar, se você não sabe por … Continuar lendo

Mercado de Natal de Strasbourg

Antes de contar as surpresas que o ano seguinte nos reservava, preciso compartilhar como foi o primeiro Natal do Samuel – em 2012 – ele estava com 10 meses e havíamos voltado há alguns dias da nossa viagem ao Brasil. Samuel era pequeno, mas mesmo assim queríamos levá-lo para ver o Papai Noel, afinal de contas, o primeiro Natal dele tinha que ser especial. Alguns … Continuar lendo